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Maneiras de melhorar seu atendimento ao cliente de comércio eletrônico em 2020



Se você tem uma loja online ou está pensando em abrir seu próprio negócio na Internet, certamente não vai parar de pensar em como aumentar sua receita, melhorar o processo de compra e oferecer uma experiência agradável para fidelizar clientes. 

É necessário ter um bom produto, um site ou aplicativo adaptado às necessidades de compra do usuário, mas acima de tudo é essencial ter uma vantagem competitiva capaz de se diferenciar da concorrência. Uma boa experiência do cliente pode se tornar sua melhor aliada.

Qual é a experiência do cliente

A experiência do cliente (Customer Experience ou CX) é a soma de todas as experiências que o cliente tem com uma marca em todos os seus canais, incluindo a comunicação via yowhatsapp

É a percepção que você tem de seus valores, produtos e serviços a partir do momento em que ouve falar deles, conhece, compra, recebe, experimenta, decide falar sobre eles (bons ou ruins) e comprá-los novamente (ou não )

É um conceito amplo e global que envolve considerações estéticas e funcionais, mas vai além da interação efetiva. Excelente atendimento ao cliente é de pouca utilidade se a entrega do produto falhar. 

As facilidades de pagamento, envio e devolução são de pouca utilidade se o processo de compra for caótico e complicado. Publicidade eficaz é de pouca utilidade se a estratégia de marca ou mídia social não estiver em sintonia.

Portanto, conceber e projetar uma experiência valiosa do cliente para o seu negócio é um trabalho abrangente que engloba todos os encontros do cliente com a marca.

O que exige saber o que ele pensa, como se sente em cada interação, o que o motiva, o que é seus objetivos e suas capacidades.

O que a experiência do cliente significa para o seu comércio eletrônico

Trata-se de compreender as demandas de sua loja online para focar a estratégia no cliente e equilibrar os interesses de seu eCommerce com os do usuário.

Responder às suas expectativas, resolver suas necessidades e oferecer o que eles procuram em cada etapa da jornada que você está percorrendo para viajar juntos.

Oferecer o que você quer comprar é tão importante quanto a experiência de comprar do jeito que você quer: em um ambiente agradável, de forma confortável, ágil, sentindo que você tem o controle de cada etapa.

Nesse processo está atingindo a maior satisfação de suas necessidades com esforço mínimo.

Proporcionar a seus compradores a melhor experiência o ajudará a estabelecer as estratégias necessárias para alcançar clientes felizes, entusiasmados, dispostos a repetir, a pagar mais, a compartilhar essa experiência e a recomendá-la. 

O que na prática permitirá aumentar o tíquete médio, gerar novos leads, melhorar a conversão, ampliar a lista de consumidores e o item de receita.

É por isso que a experiência do cliente no comércio eletrônico é importante, pois tem um impacto direto sobre muitos dos valores que ajudam a focar a evolução dos negócios online.

CX é a soma do que seu cliente deseja comprar e a experiência de comprar da maneira que eles desejam

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