3 erros ao usar o WhatsApp no seu e-commerce
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil, sendo usado para enviar mensagens. É fácil de encontrar links ou números para entrar em contato através do app nas principais lojas virtuais e sites de ecommerce.
Será que realizar o atendimento através do WhatsApp é realmente uma vantagem e vai trazer sucesso para o seu negócio? Vamos ver as diferenças e semelhanças entre usar o chat da loja e fazer uso e mostrar alguns dos erros. Para conhecer a melhor versão, baixe aqui o JT Whatsapp.
1 – Reter visitantes
Um dos pontos negativos do WhatsApp para ecommerce é que o visitante ou cliente clica no link para entrar em contato ou adicionar o seu telefone, ele tira o foco das suas ofertas e produtos, perdendo a atenção na sua página.
O app é um canal de comunicação que sai da sua plataforma de vendas, por outro lado, com o chat online, a função é poderosa para conseguir reforçar a oportunidade de conversão e ajudar a reter visitantes.
Os clientes não vão precisar acessar outra aba do navegador ou outro aplicativo no dispositivo móvel. Consegue contar com o suporte dentro da loja mesmo.
2 – Confiabilidade e profissionalismo
Não importa o tamanho da sua loja, ter uma marca transmite mais confiabilidade e segurança tendo um site. Os visitantes querem ter acesso a isso para saber o seu sucesso, ainda mais em relação as opções disponíveis para o seu público alvo.
O WhatsApp não tem integração com outros aplicativos de mensagens, como redes sociais. Assim, fica mais complicado de entender como anda o seu público alvo, sem conseguir atender de uma maneira única sem interrupções.
Assim ter tudo no site pode ajudar a trazer uma nova oportunidade de conquistar leads com recursos otimizados para melhorar o engajamento do seu público alvo, com convite mais proativo, respostas rápidas e trazer uma experiência de compra online.
3 – Produtividade
O WhatsApp é uma ótima ferramenta para ter uma conversa instantânea, sendo gratuita e muito prática. Ele não conta com recursos que podem facilitar o gerenciamento do seu atendimento online.
Acompanhar a sessão de histórico e conversar abertas, além de que não tem um jeito muito simples de saber se o cliente já foi atendido ou não. Além disso, apenas uma pessoa via poder usar o número de contato no aplicativo apenas uma vez.
Assim, se não tiver uma equipe com mais agentes de suporte, vai precisar de mais números de contato diferentes, que estejam conectados na versão web. Isso demanda que a equipe não tenha um acesso fácil as sessões iniciadas, já que estarão separados por perfil.
Para garantir que o atendimento seja de qualidade e profissional, a equipe tem que ser capaz de acessar o histórico do cliente, da mesma forma, saber as suas preferências, compras realizadas e sessões anteriores.
Um dos principais diferenciais em encontrar um aplicativo que seja igual o WhatsApp, mas que seja modificado, pode ajudar a aumentar a produtividade da equipe e também a satisfação dos clientes.