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Transformação digital e o futuro do e-commerce



Poderíamos começar este artigo com uma definição seca de transformação digital e por que ela é essencial para administrar um negócio de sucesso em 2021.

No entanto, isso seria entediante (e esgotado neste momento) – então não faremos. Em vez disso, vamos tornar a transformação digital identificável contando a você uma história verdadeira.

Exemplo prático

Era uma vez um artista. Vamos chamá-lo de João. No início de sua carreira, João vendeu a maioria de suas pinturas a óleo por meio de galerias e pagou uma comissão de 50% pelo privilégio.

Ele construiu uma base de fãs entusiasmados na sua cidade e trouxe uma renda saudável, mesmo com a queda no comparecimento às galerias.

Anos depois, João e sua família fizeram uma mudança internacional.

Eles encontraram um lar em uma área linda e remota à beira do oceano, e João começou a pintar uma paisagem totalmente nova. Fez parceria com duas galerias locais e esperou o início do verão.

Então, o COVID-19 atacou. Não há mais galerias; chega de temporada turística.

Para se manter à tona, João teve que converter seu negócio de uma empresa centrada em galerias em um empreendimento de comércio eletrônico B2C da noite para o dia.

Resumindo: chegou a hora da transformação digital de João.

Vamos revisitar o negócio de arte de João mais tarde. Primeiro, vamos falar sobre por que a transformação digital é importante e como você pode torná-la uma parte importante de seu plano de negócios.

Quais são as forças motrizes por trás da transformação digital?

Antes de mergulharmos muito neste tópico, acho que é válido primeiro respondermos à pergunta: o que é transformação digital?

Vamos começar com uma definição simples: toda vez que você abandona um processo físico em favor de um processo digital, você se engaja em uma estratégia de transformação digital.

Em termos simples, colocar papel e caneta de lado em favor de um aplicativo de anotações é uma forma de transformação digital.

Outros exemplos de transformação digital incluem:

  • Mudança de panfletos por e-mail para marketing por e-mail.
  • Adoção de novas tecnologias, como computação em nuvem.
  • Usando ferramentas digitais, como mídia social, para impulsionar o engajamento do produto.
  • Combinando comércio eletrônico com retirada na loja.
  • Aproveitando dados para criar planos de marketing multicanal direcionados.
  • Parceria com empresas de pesquisa e inteligência de mercado para aprimorar a estratégia de negócios digitais.

Abraçando a mudança digital

A transformação digital não é um jargão extraído de um discurso pretensioso: é uma parte essencial para se manter no negócio.

O e-commerce e transformação digital tem uma ligação muito profunda, onde muitas empresas nessa época tiveram que começar a trabalhar com as vendas virtuais.

Para algumas empresas que começam online, o sucesso, no entanto, pode ser o contrário, abrir uma loja física depois do sucesso virtual.

Os varejistas costumavam lutar nas ruas, enquanto os atacadistas distribuíam catálogos de papel.

Agora, as empresas B2B e B2C competem contra suas rivais online.

Todos os líderes empresariais querem uma fatia do bolo do comércio eletrônico, e as empresas que não acompanham o ritmo vão à falência rapidamente.

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