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Dicas e ferramentas de contabilidade de e-commerce para administrar seu negócio



Configurar seu negócio de comércio eletrônico pode ser um momento emocionante. Você terá a oportunidade de vender seus produtos em todo o mundo, a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter que investir em uma loja física e um monte de funcionários. 

Provavelmente, você está atarefado com tarefas como escolher o nome da sua loja, configurar seu site e categorizar suas mercadorias.

Embora essas tarefas sejam muito importantes, é igualmente vital levar algum tempo para pensar sobre o seu sistema de Contabilidade ecommerce.

Embora a contabilidade possa parecer simples no início, se sua loja decolar, você precisa ter um sistema forte para evitar ficar sobrecarregado. Aqui estão algumas dicas de escrituração e contabilidade para pequenas empresas para manter seu negócio funcionando sem problemas.

Conheça a Terminologia

Se você nunca lidou com contabilidade empresarial antes, pode se sentir sobrecarregado. Felizmente, os fundamentos da contabilidade de comércio eletrônico são relativamente simples. 

Aqui estão os termos que você precisa saber e o que cada um significa para o seu negócio.

Escrituração vs. Contabilidade: 

Escrituração é o processo de registrar dados financeiros, enquanto a contabilidade é o processo de interpretá-los e analisá-los. Em uma pequena empresa, esses termos são amplamente intercambiáveis.

Gerenciamento de estoque: 

O estoque é a mercadoria que você tem disponível para vender. Gerenciamento de estoque é o sistema que você usa para controlar seu estoque, desde o momento em que você o compra de um fornecedor até o momento em que é entregue a um cliente.

Pedidos, faturas e recibos

Este é o seu registro em papel que documenta cada etapa do processo de vendas. Os pedidos podem referir-se aos pedidos que você faz aos fornecedores ou aos pedidos que os clientes fazem com você. Faturas são contas de dinheiro devido. Os recibos são prova de pagamento.

Balanço

A equação contábil afirma que Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido. Seu balanço mostra seus ativos em uma coluna e seus passivos em outra. Ativos incluem todas as coisas que a empresa possui, como dinheiro, estoque, faturas pendentes e investimentos. 

Os passivos incluem tudo o que a empresa deve, como dívidas de cartão de crédito, empréstimos iniciais e pagamentos de hipotecas para seu local de negócios.

Demonstração do fluxo de caixa

Como o nome indica, o fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai do seu negócio. Uma demonstração de fluxo de caixa contabiliza esse dinheiro. Ele lista cada dólar que entra, como vendas, e cada dólar que sai, como estoque.

Demonstração de resultados: 

Uma demonstração de resultados concentra-se exclusivamente no dinheiro que entra no negócio. 

A receita operacional é o dinheiro obtido diretamente de atividades comerciais regulares, como vendas, enquanto a receita não operacional é o dinheiro que vem de outras fontes, como dividendos de investimentos que a empresa detém.

A contabilidade e a escrituração são cruciais para o sucesso do seu negócio. Felizmente, há uma variedade de ferramentas e serviços para ajudar a manter seus livros funcionando sem problemas. 

Configurar um sistema forte desde o início, consultar seu profissional financeiro uma vez por ano e proteger sua empresa de despesas inesperadas pode ajudá-lo a evitar surpresas contábeis indesejáveis.

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