Transformação digital e o futuro do e-commerce
Poderíamos começar este artigo com uma definição seca de transformação digital e por que ela é essencial para administrar um negócio de sucesso em 2021.
No entanto, isso seria entediante (e esgotado neste momento) – então não faremos. Em vez disso, vamos tornar a transformação digital identificável contando a você uma história verdadeira.
Exemplo prático
Era uma vez um artista. Vamos chamá-lo de João. No início de sua carreira, João vendeu a maioria de suas pinturas a óleo por meio de galerias e pagou uma comissão de 50% pelo privilégio.
Ele construiu uma base de fãs entusiasmados na sua cidade e trouxe uma renda saudável, mesmo com a queda no comparecimento às galerias.
Anos depois, João e sua família fizeram uma mudança internacional.
Eles encontraram um lar em uma área linda e remota à beira do oceano, e João começou a pintar uma paisagem totalmente nova. Fez parceria com duas galerias locais e esperou o início do verão.
Então, o COVID-19 atacou. Não há mais galerias; chega de temporada turística.
Para se manter à tona, João teve que converter seu negócio de uma empresa centrada em galerias em um empreendimento de comércio eletrônico B2C da noite para o dia.
Resumindo: chegou a hora da transformação digital de João.
Vamos revisitar o negócio de arte de João mais tarde. Primeiro, vamos falar sobre por que a transformação digital é importante e como você pode torná-la uma parte importante de seu plano de negócios.
Quais são as forças motrizes por trás da transformação digital?
Antes de mergulharmos muito neste tópico, acho que é válido primeiro respondermos à pergunta: o que é transformação digital?
Vamos começar com uma definição simples: toda vez que você abandona um processo físico em favor de um processo digital, você se engaja em uma estratégia de transformação digital.
Em termos simples, colocar papel e caneta de lado em favor de um aplicativo de anotações é uma forma de transformação digital.
Outros exemplos de transformação digital incluem:
- Mudança de panfletos por e-mail para marketing por e-mail.
- Adoção de novas tecnologias, como computação em nuvem.
- Usando ferramentas digitais, como mídia social, para impulsionar o engajamento do produto.
- Combinando comércio eletrônico com retirada na loja.
- Aproveitando dados para criar planos de marketing multicanal direcionados.
- Parceria com empresas de pesquisa e inteligência de mercado para aprimorar a estratégia de negócios digitais.
Abraçando a mudança digital
A transformação digital não é um jargão extraído de um discurso pretensioso: é uma parte essencial para se manter no negócio.
O e-commerce e transformação digital tem uma ligação muito profunda, onde muitas empresas nessa época tiveram que começar a trabalhar com as vendas virtuais.
Para algumas empresas que começam online, o sucesso, no entanto, pode ser o contrário, abrir uma loja física depois do sucesso virtual.
Os varejistas costumavam lutar nas ruas, enquanto os atacadistas distribuíam catálogos de papel.
Agora, as empresas B2B e B2C competem contra suas rivais online.
Todos os líderes empresariais querem uma fatia do bolo do comércio eletrônico, e as empresas que não acompanham o ritmo vão à falência rapidamente.